Marketing de Conteúdo: Tudo o que Você Precisa Saber

Tempo de leitura: 8 minutos

Marketing de Conteúdo pode ser definido como uma estratégia baseada na produção de conteúdos relevantes sobre um determinado nicho, com o objetivo de atrair e engajar uma audiência, e consequentemente gerar vendas.

Sabendo disso, fica claro o poder do Marketing de Conteúdo no Marketing Digital, e consequentemente o porque você não pode mais deixar de usar esta estratégia no seu negócio.

No passado, antes de comprar um produto ou experimentar uma marca nova, a gente pedia recomendação para o melhor amigo ou um parente.

Ou, ainda, a empresa precisava gastar milhões em anúncios para chama a nossa atenção – para ela, o custo de se conquistar um cliente era alto demais.

Ou seja, só assim que a confiança ia sendo construída dentro de nós. E só assim nos sentíamos prontos para dar o primeiro passo: a compra.

No entanto, com a revolução digital e as infinitivas ferramentas que o maravilhoso mundo da internet nos apresentou, muita coisa mudou, facilitando não só a nossa a vida, como de empreendedores e empresários.

Com o acesso a tecnologias simples, as marcas têm a possibilidade de construírem essa confiança oferecendo conteúdos de qualidade, que ensinam, informam e divertem.

Portanto, o chamado marketing de conteúdo permite que, munidos de tecnologias muito simples, as marcas contem suas histórias e compartilhem conhecimento para atrair e fidelizar seus públicos, que são os primeiros passos do funil de vendas.

Desta forma, e com este relacionamento construído, naturalmente, o visitante passa, aos poucos, a se tornar consumidor. 

O Que é um Funil de Vendas

Esta expressão nada mais é que o conjunto de etapas pelas quais uma pessoa passa do momento que ela desconhece totalmente uma marca até se tonar um consumidor fiel.

funil de vendas

Sem o marketing de conteúdo, o funil de vendas praticamente não existe. Isso porque esses passos só são dados na medida a marca oferece bons conteúdos como isca. Lembrando que para cada etapa do funil de vendas, deve ser produzido um conteúdo diferente. As etapas são:

Visitante: a pessoa ainda não conhece a marca, que precisa fazer alguma ação para atrai-la para seus canais. Este indivíduo, que nunca tinha ouvido falar da empresa, passa a conhecê-la.

Lead: o visitante passa a ser interessar pelos conteúdos que encontra nos canais da marca, a ponto de deixar seus dados pessoais lá (nome, email, whatsapp, você define de acordo com sua estratégia) para receber novidades. Com esse cadastro, a marca tem a oportunidade de saber mais sobre o perfil dessa pessoa, além de aumentar as chances de aproximação.

Relacionamento: a marca e o lead começam a se relacionar mais profundamente. Essa pessoa assina a newsletter da empresa, baixa o ebook gratuitamente, segue o perfil no Instagram e assiste a todos os vídeos que ela disponibiliza no canal do YouTube.

Venda: com os conteúdos incríveis disponibilizados, o namoro foi esquentando. A pessoa sentiu tanta confiança na marca que realizou a sua primeira compra. Ele já não mais um lead, e sim um cliente.

Fidelização: nesse momento, a marca não pode relaxar, nem esmorecer. Esse namoro precisa virar casamento. Nessa fase, a ideia é que este relacionamento cresce para que novas compras sejam feitas.   

Benefícios do Marketing de Conteúdo

  • Aumenta o tráfego para o site
  • Gera brand awareness (reconhecimento de marca)
  • Aumenta o engajamento
  • Educa o mercado
  • Gera vendas
  • Impulsiona a geração de leads

O Que Preciso para Começar a Produção de Conteúdo

O primeiro passo para iniciar a produção de conteúdo é entender que realmente esta estratégia funcionará para seu negócio.

Isso porque muitas empresas têm resistência a promover esta mudança – ou porque acreditam demais no marketing tradicional (que nem sempre dá retorno) ou porque se acomodam, não querem mudar seu jeito de fazer. 

Marketing de conteúdo 
produção de conteúdo

Para produzir conteúdo, você precisará saber transmitir conhecimento, mostrar processos de trabalho ou explicar como seu produto é desenvolvido, por exemplo.

Portanto, será necessário saber escrever (você também pode terceirizar este trabalho, um ótimo local para isso é o workana) bem e se possível, ter disposição para gravar vídeos.

Portanto saiba, se você quer ganhar visibilidade e autoridade, deverá estar preparado para se expor mais e, no bom sentido, dar a cara para bater.

Também é necessário manjar um pouco das ferramentas digitais. Estas ferramentas são simples, mas sempre têm truques e macetes que fazem diferença na hora de criar e publicar um conteúdo.

Claro que existe um certo investimento financeiro. Se você quer que mais desconhecidos passem a te encontrar, vale investir em anúncios, mesmo que seja só um pouco. Mas já fique sabendo que, no mundo digital, tudo tende a sair mais barato.  

Como Produzir um Conteúdo de Valor

No marketing digital, assunto é o que não falta. Se num primeiro momento você sentir alguma dificuldade, quando mudar a chavinha e colocar a criatividade para funcionar, chegarão tantos assuntos que você precisará priorizar e/ou escolher.

Desta forma, para ajudá-lo nesse levantamento, pense em:

  • Mostrar os bastidores da sua empresa.
  • Compartilhar uma opinião ou pensamento sobre seu mercado.
  • Contar a história da sua marca, que se confunde com a sua.
  • Contar as histórias das pessoas que trabalham com você.
  • Compartilhar um conhecimento que só você tem.

Por exemplo, se você tem um restaurante, compartilhe uma receita no Instagram ou um ebook de receitas no seu site. Conte sobre o tipo de cozinha no qual você acredita. Explique quais ingredientes que você mais usa e por quê. Apresente seus mestres e livros preferidos.

Plataformas e Formatos

Para você mostrar ao que veio, ambiente é o que não falta. Mas, antes, é preciso pesquisar suas especificidades para que você veja o que é mais fácil e faça suas escolhas.

Portanto é preciso analisar quais recursos você tem em mãos (sei escrever um bom texto?) e o que é mais estratégico para o seu negócio.

Também é importante que você cultive o interesse de estudar minimamente estas ferramentas porque elas (e seus algoritmos) avançam muito rápido e vivem mudando.

Marketing digital

Então, para listar as mais conhecidas, vamos falar de:

  • Vídeos no YouTube: uma das plataformas mais importantes atualmente, pois tem um índice de retorno bem interessante para quem a leva a sério. Se você não tem vergonha de aparecer, escolha o que quer falar e comece agora, sem aparecer mesmo. Mas faça!
  • Textos, imagens e vídeos curtos no Instagram. Saia do uso pessoal e explore todas as ferramentas no modo profissional. Quanto mais postagens de qualidade você faz, quanto mais interações recebe, para mais pessoas o Insta divulga seu post.
  • Todos os tipos de mídia no blog da sua página: criar textos aprofundados ajudam você a criar autoridade na sua área. Além disso, se você conseguir desenvolvê-los direitinho, pode até aparecer nas buscas do Google, gerando tráfego para seu site. 
  • Ebooks podem ser desenvolvidos com a ajuda de sites e aplicativos como o Canva. Estes formatos são fundamentais para transformar visitantes em leads, porque você pode disponibilizar o conteúdo mediante cadastro.
  • Faça séries de podcasts em plataformas como Anchor, inclusive bem bacana para fazer entrevistas. Recursos de áudio não demandam muita produção e estão em alta.  
  • Se você trabalha com produtos muito imagéticos, como moda e gastronomia, organize pastas temáticas e use o abuse do Pinterest.

Métricas e Avaliação no Marketing de Conteúdo

Tão importante quando entrar nesse oceano generoso e democrático oferecido pelo marketing de conteúdo, é saber navegar nele. Por isso, é muito importante que você acompanhe de perto o comportamento do seu público e as métricas.

métricas marketing digital

Saiba que cada plataforma oferece para você uma página de estatísticas, onde poderá acompanhar alcance, visualizações, cliques, comentários, salvamentos e compartilhamentos.

Além disso, você terá a chance de conhecer melhor quem se interessa pelo que tem a dizer e quais os temas preferidos. Todas estas informações serão a base dos seus próximos conteúdos e estratégias.

Conclusão

De forma bem clara e resumida, o marketing de conteúdo é a principal estratégia dentro do marketing digital.

Ela é a maneira que você conseguirá se posicionar como uma autoridade no seu nicho, e conseguirá através dos seus conteúdos manter um relacionamento a longo prazo com sua audiência. E claro, consequentemente irá gerar muito mais oportundiades de vendas.

Leia Mais: Curso Pinterest Pro Afiliados

Espero ter ajudado!

Roberta Bortoleto – Blog: robertabortoleto.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *