Tempo de leitura: 6 minutos
Afinal, qual é a melhor estratégia de tráfego pago para afiliados. Google Ads ou Facebook Ads? Eu decidi escrever este artigo porque sei que esta é uma dúvida muito comum para quem está iniciando no marketing digital. Então fica comigo até o final, que vou te revelar toda a verdade.
Até o final deste artigo, você vai entender exatamente qual é, na minha opinião, a melhor plataforma de tráfego pago para afiliados.
Mas antes de qualquer coisa, eu preciso esclarecer uma questão.
As principais plataformas de tráfego pago atualmente, o Facebook Ads e o Google Ads, trabalham de forma completamente diferentes uma da outra, e eu vou te explicar o por quê.
Qual a Principal Diferença Entre Google Ads e Facebook Ads
No caso do Facebook Ads o usuário não está buscando nenhum produto para comprar. Por isso nós é que vamos até o cliente.
Na verdade, ele está apenas navegando no seu feed e stories do Facebook ou Instagram, sem nenhuma intenção de compra, e de repente um de nossos posts/stories patrocinados aparecem para ele.
É claro que isso acontece de uma forma planejada, pois durante o desenvolvimento da nossa campanha direcionamos nosso anúncio para aparecer para aquele público que acreditamos ser nosso potencial cliente.
Inclusive, a escolha do público é um dos principais motivos que faz a nossa campanha dar ou não certo.
Já no Google Ads é diferente, pois a potencial comprador é quem vai atrás da informação.
Ela vai até o Google para pesquisar a sua necessidade. E se a pesquisa que ele fizer estiver relacionada com a palavra-chave que tivermos definido em nossa campanha, nosso anúncio irá aparecer para ele.
E para otimizar ainda mais os resultados, no caso do Google Ads, nós costumamos priorizar trabalhar palavras-chave meio e fundo de funil, onde já existe uma grande intenção de compra.
Tráfego Pago para Afiliados Exige Esta Ação
Mas lembrando, se você realmente está disposto a trabalhar com tráfego pago para afiliados, independente da plataforma que você escolher, é sempre importante você ter um valor reservado só para isso.
Eu digo isso porque será quase impossível não perder um pouquinho de dinheiro no início, uma vez que é inevitável passarmos primeiro pelo momento de aprendizagem até conseguirmos acertar no processo.
A cada anúncio, a cada teste nós vamos aprendendo um pouco mais. E também tem o momento de aprendizagem das próprias plataformas, que no início ainda estão tentando acertar no objetivo que definimos.
No caso do Google Ads nós testamos copy, palavras-chave, orçamento, entre outras estratégias.
Já no Facebook Ads nós testamos copy, criativo, público, enfim. Por isso que temos que ter paciência, pois trabalhar com tráfego pago consiste em testar, testar e testar.
Então se você pretende trabalhar com tráfego pago no mercado de afiliados, é bom você já estar ciente disto.
Não precisa ser uma quantia alta para começar, mas tenha um valor reservado apenas para isso, que não irá lhe fazer falta. Pois a quantia pode inicialmente não retornar para você!
Qual foi a Minha Escolha no Tráfego Pago para Afiliados
No meu caso, eu escolhi trabalhar com as duas plataformas. Eu trabalho tanto com o Facebook Ads quanto com o Google Ads.
Isso porque no Facebook eu gosto de utilizar para estratégias mais voltadas para trabalhar o branding e a autoridade do meu negócio, já o Google Ads eu utilizo para vender, inclusive produtos de outros nichos.
Mas as duas plataformas são maravilhosas, ambas tem seus prós e seus contras também.
Prós e Contras
No caso do Facebook Ads, é uma plataforma de ótimo retorno, onde é possível conseguir CPCs muito baixos, e consequentemente ótimos ROIs (Retorno Sobre o Investimento). No entanto existem os temíveis bloqueios.
Sim, no Facebook é muito fácil sua conta ser bloqueada. Se isso acontecer, é possível fazer a reinvidicação, mas pode acontecer deles não aceitarem. Por isso é importante sempre trabalhar com planos de contingência.
Já no caso do Google Ads, os bloqueios são bem mais raros, mas é uma plataforma que exige um pouco mais de conhecimento estratégico, e geralmente gastamos mais dinheiro nas campanhas.
No entanto, na minha sincera opinião, acredito que o ideal mesmo seria unir a utilização destas duas plataformas a seu favor.
Utilize o que cada um tem de melhor e certamente você não irá se arrepender.
O Segredo do Sucesso do Tráfego Pago para Afiliados
O segredo de sucesso no tráfego pago para afiliados é buscar conhecimento profissional.
Isso eu falo por experiência própria, pois eu errei. Eu tentei utilizar as plataformas com informações aleatórias que eu buscava na internet, e acabei perdendo uma quantia razoável no início.
Até que eu decidi buscar conhecimento passo-a-passo de um profissional, e que tivesse suporte para quando eu precisasse. E adquiri um curso de tráfego pago voltado para o mercado de afiliados.
E isso foi a melhor coisa que eu fiz.
Minhas Escolhas Mudaram o Meu Jogo
O curso que eu fiz e que indico para qualquer afiliado que queira começar a trabalhar com tráfego pago é o GPA Domínio Estratégico.
Neste curso, além de aprender tudo sobre Google Ads, você também aprende Facebook Ads e Youtube Ads. Ou seja, tudo o que um afiliado precisa dominar para fazer vendas através de anúncios.
Ele explica simplesmente tudo o que um afiliado precisa saber para ter resultados com estas plataformas. Estratégia por estratégia, inclusive para quem está começando e ainda não tem muito dinheiro para investir.
Tem até estratégia para quem quer trabalhar com nicho black ou para quem quer vender produtos na gringa.
Ou seja, se você sente que está no momento de começar a trabalhar com tráfego pago na sua estrutura de afiliados, indico de olhos fechados o curso do Caio Calderaro, GPA Domínio Estratégico.
Espero ter ajudado de alguma forma na sua escolha sobre tráfego pago para afiliados. E desejo que você tenha muito sucesso em sua jornada.
Leia Mais: Curso do Caio Calderaro – GPA Domínio Estratégico
Roberta Bortoleto
Link permanente
Boa! Ótimo artigo. Tanto google quanto facebook ADS são excelentes estratégias para nós afiliados.
Link permanente
Exatamente!