Tempo de leitura: 7 minutos
Se você é um afiliado iniciante, sugiro que leia este artigo até o final, porque vou te contar os nove maiores erros que todo afiliado iniciante comete, inclusive a maioria deles eu também cometi.
Primeiro Erro do Afiliado Iniciante: Fazer Spam
Todo afiliado já deve ter ouvido falar que isso não é uma prática correta, mas mesmo assim tem muito afiliado que faz.
Inclusive eu mesma já cometi este erro. Uma certa vez me afiliei a um produto, logo no início, e o próprio produtor ensinava uma técnica pra gente fazer a nossa tão sonhada primeira venda, em menos de 24hs.
E sabe como é, naquela ânsia de fazer a bendita primeira venda, fui lá e fiz o que ele estava ensinando.
Foi a pior coisa que eu fiz na minha jornada de afiliada. Eu recebi tanta mensagem ruim, negativa. E olha que eu fiz bem pouco.
Mesmo assim eu me senti a pior pessoa do mundo. Porque eu sabia que eu estava fazendo uma coisa errada, eu já tinha escutado outras pessoas falando sobre a questão do Spam.
Mas como o próprio produtor orientou, eu falei, deixa ver se isso realmente funciona. E cai na besteira!
Além disso, você perde um tempão, pode ser até que você realmente faça uma ou outra venda, mas não vai ser isso que vai sustentar o seu negócio.
Então isso não é uma prática para quem realmente quer ter um negócio profissional e sustentável, ok?
Segundo Erro do Afiliado Iniciante: Copiar Conteúdo
Você precisa entender que a ato de pesquisar outras fontes de informação, de outros empreendedores que trabalham com o mesmo nicho, não quer dizer que lhe dá o direito de copiar o conteúdo do coleguinha.
Ao contrário, estas pessoas devem servir apenas como fonte de inspiração, no qual você irá pegar diversas ideias e depois reproduzir um conteúdo novinho em folha, autêntico com suas próprias palavras e ideias.
Eu estava vendo o caso de uma pessoa que fez um post no Instagram, e outra pessoa salvou o criativo do post, apagou o endereço do perfil do proprietário do post, e utilizou o mesmo criativo como se fosse dele. Olha que coisa mais feia, mais antiética.
Cuidado, plagiadores não chegam ao topo!
Terceiro Erro do Afiliado Iniciante: Não se atualizar
Eu nem precisaria trazer este tópico aqui. Não tem como você crescer em um mercado, seja ele qual for, se você não buscar conhecimento e não buscar estar sempre atualizado.
Desta forma, fazer apenas um curso ou estudar conteúdos esporádicos no Youtube, não irá fazer você bombar o seu negócio.
Portanto, você vai precisar estar em constante atualização. Isso é o ideal.
Sendo assim, já reserve um investimento, e pensa que isso será um ativo para o seu negócio.
Quarto Erro do Afiliado Iniciante: Atirar para Todos os Lados
No começo como afiliada, a gente começa a seguir um monte de pessoas, a ver 300 mil vídeos no Youtube.
Então a gente começa ver os resultados positivos de um que está usando como estratégia o Youtube, o outro mini site, o outro o Instagram, e por ai vai.
E ai, naquele desespero de começar também obter seus primeiros resultados, você começa atirar para todos os lados, a testar tudo que é estratégia que você vê pela frente.
E o que acontece? Você fez tudo e não fez nada!
Portanto lembre-se, neste início o ideal é que você escolha algumas pessoas para você seguir, defina sua estratégia (de preferência uma). Trabalhe ela com afinco, até ela dar certo. Depois você passa para uma próxima estratégia.
Quinto Erro do Afiliado Iniciante: Não Investir no Seu Negócio
Trabalhar como afiliado, é como qualquer outro negócio. Se você fosse abrir uma loja, você não iria precisar investir em um ponto, em mercadoria, em mobiliário.
Então é a mesma coisa. Trabalhar como afiliado também exige investimento. Que seja em conhecimento, em ferramentas, em mão de obra quando você começa a crescer, anúncios, enfim.
Portanto, reservar um valor para estes investimentos é primordial.
Sexto Erro do Afiliado Iniciante: Não Conhecer Seu Avatar
Este erro eu também cometi. Eu vou dar um exemplo. No meu Instagram eu já tinha uma audiência, mesmo antes de me tornar afiliada eu já postava conteúdo de marketing. Esta audiência era formada por alguns micro-empresários e autônomos.
Eu acreditei que este seria um dos meus avatares. E na verdade não é.
Então esta questão de você formular certinho quem é sua persona (persona = avatar), definir qual é a comunicação que você vai ter com ela, o tom da linguagem, é fundamental.
Na verdade, o meu jogo começou mudar quando eu realmente soube quem era meu avatar e com quem eu queria falar.
Portanto, antes de iniciar qualquer estratégia, gaste um tempo para você definir certinho o seu avatar.
Sétimo Erro do Afiliado Iniciante: Não Gerar Valor e Só Querer Vender
Este erro eu não tive, ao contrário, as vezes eu esqueço de vender e só me preocupo em entregar conteúdo.
Mas existem muitos afiliados que esquecem que antes de vender você precisa se conectar com sua audiência através do seu conhecimento, da sua credibilidade, e da sua autoridade sob aquele assunto.
Saiba, a venda será uma consequência.
Lembrando, criação de conteúdo é rei sim no marketing digital. E você precisa sim se dedicar a isso.
Oitavo Erro do Afiliado Iniciante: Promover Produtos Similares
Outro grande erro é promover produtos similares, ao invés de produtos complementares.
Tem muito afiliado que faz isso, e é muito fácil cair nesta cilada. Sabe por que? Porque a gente se empolga. A gente começa a ver tantos produtos legais, e a gente quer promover tudo.
Mas na verdade a gente precisa tomar muito cuidado. O ideal é termos um produto Rei, e outros produtos complementares, que irão ajudar a pessoa a ter um conhecimento completo sobre aquele assunto.
Portanto, nunca promova um produto que possa competir com o outro.
Por exemplo, se você for divulgar um produto de Facebook Ads, escolha apenas um. Nunca um produto que irá competir com o outro, porque assim você vai confundir a cabeça da sua audiência.
Nono Erro do Afiliado Iniciante: Não Conhecer o Produto que Está Vendendo
E por fim…
A nona e última falha de muitos afiliados é não conhecer o produto que está vendendo.
Eu não quero dizer que todo produto que você vá se afiliar, você precisa comprar e consumir. Claro que se você conseguir fazer isso é melhor ainda.
Mas, caso você não faça isso, o que é normal, você precisa estudar muito bem a página de vendas do produto. Estude com olhar crítico o vídeo de vendas, o conteúdo, as objeções, gatilhos, depoimentos.
Você realmente precisa sentir confiança naquele produto. Você tem que pensar assim. Eu compraria este produto? Se a resposta for sim, ótimo, bora promover.
Se a resposta for não ou não sei, é melhor não indicar.
Caso você seja afiliado e nunca caiu nestes erros, que bom. E fica ligado para não cair na besteira, porque isso aqui só vai fazer você perder tempo e não te levará a lugar nenhum.
Leia mais: Como Ganhar Dinheiro com a Monetizze
Espero ter ajudado!
Roberta Bortoleto – Blog: robertabortoleto.com